Despedimento anunciado

Tudo o que esteja relacionado com despedimentos deverá ser colocado nesta categoria.

Despedimento anunciado

Mensagempor Luis Ferreira » Sexta Out 30, 2009 17:28

Exmos. Senhores(as),
Trabalho há 16 anos na mesma empresa, tendo tido sempre cargos de chefia de departamentos. Nos últimos 3 anos estive afecto a um projecto que era suposto durar 5 anos, mas que neste momento devido à recente crise obriga a que o mesmo seja parado. Assim sendo, a empresa diz-me que não irá continuar o projecto e que como não há lugares vagos noutras áreas, será necesário despedir-me. Gostaria de saber, em condições normais, o que é necessário fazer, o que a empresa está obrigada a fazer e se fruto duma indemnização a ser paga por despedimento, a mesma será taxada em sede de IRS e se será sujeita a Segurança Social. Por outro lado será que tenho direito, nestas condições, ao subsídio de desemprego.
Antecipadamente grato pela ajuda que me possam facultar
Melhores cumprimentos
Luis Ferreira

Registado: Quinta Out 29, 2009 22:56

Re: Despedimento anunciado

Mensagempor Maria » Segunda Nov 02, 2009 10:51

BOm Dia Luis

De acordo com a lei portuguesa um despedimento não é fácil de se efectuar sem ter o acordo prévio do funcionário, portanto deves evitar dar logo o teu OK e facilitar uma situação á empresa que terá de ser ela a resolver pois é complicado para uma empresa efectuar despedimentos sem justa causa, a lei mudou mas não tanto assim nesta área, sem o teu OK não te conseguem pôr na rua com essa facilidade, normalmente fazem bluff mas ver se entras logo no esquema.Terão de evocar eliminação de postos de trabalho ou similar e para isso terá de despedir primeiro as pessoas do departamento mais recentes e terá de justificar tudo muito bem....posso dizer-te por experiência de colegas que é muito complicado se não quiseres sair.... Não se pode apenas despedir por causa da crise.... Para isso terá de justificar as contas em tribunal e dizer porque não pode pagar o ordenado,etc. Devias consultar um advogado...Além disso não pode descriminar e pôr-te só a ti....

Se pretenderes sair amigavelmente então tens 2 hipóteses, fazes pré acordo e tens direito a 1 a 1,5 ordenados( não tenho a certeza se pode ir até 2 ordenados) por mês de serviço sem pagar IRS e com direito a subsidio desemprego ou então fazes um acordo mais alto mas nesse caso além de pagares IRS não tens direito a subsidio porque acima de determinado valor o estado não te paga subsidio pois recebeste mais do que a lei permite. è uma opção tua, ou pedes um valor muito alto ou pode não compensar....

Acho que não deves logo entrar no esquema deles e ver as tuas opções pois se estás lá há 16 anos acho estranho seres o primeior a ser despedido por falta de trabalho....Toma atenção ao que te dizem por vezes querem é ver se cais no esquema....

Boa Sorte
Maria

Registado: Segunda Out 19, 2009 15:30

Re: Despedimento anunciado

Mensagempor Luis Ferreira » Terça Nov 03, 2009 01:26

Obrigado Maria,

Efectivamente já estou em contacto com um advogado. A questão mais em concreto prende-se com uma possibilidade de poderem enquadrar o meu despedimento dentro dum despedimento colectivo (fácil de defender atendendo à situação actual). A minha integração no actual projecto foi alvo duma adenda ao meu contrato laboral , em que ficou acordado (por imposição minha) a necessidade de prever o futuro em termos de continuação na empresa, no fim do projecto, ou em alternativa à saída contra o pagamento duma indemnização pré-acordada.

Neste momento tento sobretudo analisar as vantagens e desvantagens de ser integrado no despedimento colectivo ou se será mais benéfico procurar conduzir esta questão duma forma individual.

Claro está que a questão que apresentou do Subsídio de Desemprego é importante e não pode ser descurada. Infelizmente algumas empresas aproveitam-se deste tipo de situações, e do desconhecimento dos funcionários, para "puxar a brasa à sardinha deles". Bem hajam por este fórum, que mostra que ainda há alguém com sentido de pudor que procura colocar à disposição dos outros os seus próprios conhecimentos e experiências (foi isso também que me levou a apresentar este caso, para que possa servir de exemplo a mais alguém e que infelizmente possa não ter tido a sorte de ter sido apoiado em tempo devido, como eu fui).

Espero um dia poder voltar ao vosso contacto e expor duma forma positiva a minha experiência. Talvez alguém possa benficiar dela...

Obrigado pela força :)
Luis Ferreira

Registado: Quinta Out 29, 2009 22:56

Voltar para Despedimentos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante